12 de janeiro de 2014

As Crônicas dos Kane #3: A Sombra da Serpente

Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de Estrelas: 5 estrelas
Número de Páginas: 343 páginas
SkoobAs Crônicas dos Kane #3: A Sombra da SerpenteComprar: Submarino | Saraiva
Eu confesso, estava completamente receoso para começar esse livro. Afinal é o último da trilogia! Ele faz parte de um desafio literário e representa o quarto de uma lista de cinco livros. Eu o li em uma rápida semana e reações explodiram à cada página: grito, choro, risada, mas muita, muita ansiedade e principalmente raiva desse maravilhoso autor que é o Rick Riordan.
Bom, uma coisa que eu fiquei surpreso com a trilogia é o fato de ela toda acontecer em apenas seis meses. Pra mim, era mais de um ano. Enfim, A Sombra da Serpente começa alguns meses depois dos acontecimentos finais de O Trono de Fogo. Quem leu sabe que o Caos já começou a cair sobre o mundo. Bom, Sadie e Carter estão agora à procura de pergaminhos escritos por um antigo mago (chamado Setne) que eles acreditam ajudar a destruir Apófis. Além de tentar derrotar o Caos e deixar tudo na mais perfeita Ordem, Carter terá que lidar com seus sentimentos por Zia Rashid, Sadie deverá enfrentar seu amor por Walt e por Anúbis, e além disso eles têm que dar um jeito no velho Rá que voltou, mas está impossibilitado de terror Apófis numa luta corpo-a-corpo.

Bom, vamos lá! Agora que eu tenho uma agendinha, posso organizar tudo bem direitinho. O primeiro ponto que eu gostaria de comentar é a insistência que o Rick Riordan tem de delimitar curtos períodos de tempo. E como todos sabem, esses períodos sempre acabam num equinócio. O mais engraçado é que nesses curto período de tempo, os personagens costumam praticar ações extremas até para si e sempre perdem boa parde desse tempo fazendo besteiras. Aqui não é diferente, quer dizer, não completamente diferente, pois eles só tem dois dias para fazer muita coisa.

Eu não me lembro como é a esquematização dos capítulos em The 39 Clues, mas eu lembro que em Percy Jackson e aqui nessa série, os capítulos tem nomes. Que tem, por sinal, nomes altamente infantis. Quem tiver lido O Labirinto dos Ossos, por favor, comente dizendo se os capítulos tem nomes infantis também. Não me lembro e não tenho o livro aqui.

Quem aqui acompanha a trilogia sabe que os capítulos são contados por Sadie e Carter, dois para cada. Como eu não lembro muito bem das coisas do primeiro livro, eu falo pelo segundo e pelo terceiro. No segundo livro as peculiaridades narrativas que diferenciavam Carter e Sadie começaram a desaparecer, o que acabava me deixando perdido sem saber quem estava contando tal capítulo. O autor acabou exagerando no sarcasmo e no egocentrismo (que são as características principais) de Sadie, o que até certo ponto é irritante, mas não menos engraçado. A Sadie acaba sendo a pura patricinha de Beverly Hills, só que do Egito.

Tem um trechinho nesse livro que quando eu li, eu me acabei de rir. Não é uma crítica nem nada, é que me lembrou muito Doctor Who (the best tv show ever!). Eu vou botar ele abaixo e um gif pra representar a cena. Alerta de spoiler nível moderado.

"Na semana anterior ela havia criado uma garrafa térmica mágica com olhos redondos que levitava pela sala gritando: "Exterminar! Exterminar!", até me acertar na cabeça."."
Depois que você começa a assistir Doctor Who, algumas coisas nunca mais serão as mesmas.

Uma coisa chata sobre o modo de narrar do Rick Riordan é o fato de ele começar a dar uma informação e nunca terminar na mesma hora. Alguma sempre acontece para atrapalhar. Desde O Trono de Fogo isso acontece muito quando o assunto é Walt Stone, mas pra falar a verdade, isso acaba sendo muito bom para prender a atenção do leitor até o final. Não sendo, literalmente, até o final.

A ação é concentrada na segunda parte do livro (a primeira é a teoria KKK ai que piada infame!), mas como é características do Rick, mesmo tendo só uma cena de ação no livro, essa cena vale por muitas. E não, nesse livro não tem só uma cena de ação. A batalha... os monstros de areia... Sarah Jacobi (vadia!)... sem descrições de tão perfeito que é. O capítulo intitulado "Garoto-morte ao resgate" representa muito bem isso que eu estou falando.

Desde O Trono de Fogo, é notável algumas referência ao mundo de Percy Jackson. Quem não sabe, As Crônicas dos Kane e Percy Jackson e Os Olimpianos acontece no mesmo instante. Mas nesse livro é incrível a quantidade de vezes que essas referências são ditas. No final do livro são várias em uma mesma cena.

Você pode se contentar maravilhosamente bem com essa trilogia, porém Rick Riordan acaba deixando alguns ganchos bem perceptíveis para uma futura sequência. Eu pesquisei aqui e não vi nenhuma notícia de que possa haver um 4º livro da saga. Por pouca vendagem, por essa série ficar à sombra de Percy Jackson, não sei, mas o fato é que ela é deliciosa de se ler. Eu fiz também uma pesquisa e acabei encontrando que foi lançada uma série pela Cajon Valley Productions com cinco episódios baseada na série. Ela tem o mesmo nome e foi lançada em 2013.

Um comentário: