28 de dezembro de 2013

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Autor(a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Número de estrelas: 1 estrela
Skoob: As Vantagens de Ser Invisível
Comprar:Submarino | Saraiva
Sabe quando as pessoas entram uma discussão literária já com paus e pedras na mão para aqueles que levantarem e disserem "o filme é melhor que o livro"? Bom, realmente eu achei o filme melhor que o livro... Já podem começar a me crucificar e fazer macumba pra mim.
A história do livro é centrada em cartas que o Charlie envia para uma pessoa contando sua vida no ensino médio e por problemas que ele passa ao longo de um ano. Não tem mais o que falar da sinopse!

Bom, antes de meter o pau no livro, vou falar dos pontos fortes que eu encontrei nele. O Stephen Chbosky pegou vários problemas que adolescentes passam e os discorreu nesse livro de uma maneira única. Único que eu digo é pelo fato deles serem descritos por um adolescente com problemas psiquiátricos. Outro ponto forte também é a organização do livro. É a primeira vez que leio um livro todo em cartas. Pronto, esses são os pontos fortes que eu encontrei.

No geral, eu fui para o livro na esperança de encontrar um conteúdo à mais e certas explicações para as coisas que eu vi no filme, o qual me agradou bastante. Mas eu acabei quebrando a cara... e quebrando feio. O livro é de uma infantilidade incomparável. Nem os livrinhos que maternal são tão infantis como esse livro é.

Outra coisa é o fato do protagonista (o Charlie) ser uma jovem absurdamente e irritantemente inocente, o que se mostra em muitas cenas no livro e o que acaba irritando uma das personagens na história. TO CUNTIGO SAM! O/

Mas enfim, voltando a inocência do Charlie... o autor talvez estava na intenção de criar um personagem que cativasse os adolescentes, mas ao meu ver, acabou criando um protagonista pra lá de irritante e que prefere só ver as coisas do que participar dela e tirar o mínimo de proveito nisso.

Já que o livro é escrito em cartas (onde são contadas as coisas que ele achou importante e fez em determinado dia) e as cartas são escritas pelo Charlie, ele acaba divagando demais. Em certos momentos ele não consegue seguir a linha inicial de raciocínio até o final.

Não encontrei nenhum erro relevante na revisão. A capa é absurdamente horrorosa. O filme é espetacularmente incrível... diferente do livro, foi um dos piores livros que li esse ano e não, não o recomendo pra ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário